Jump to the main content

OK Recycled

Banner OK Recycled

OK Recycled

Lorem ipsum dolor text....

Respondendo às crescentes necessidades do mercado e com base na sua experiência, a TÜV Austria desenvolveu sistemas de certificação particulares relacionados com as necessidades de carácter ambiental, bem como certificações especializadas no setor dos plásticos.

A legislação ambiental da União Europeia está a tornar-se cada vez mais rigorosa e os consumidores escolhem cada vez mais produtos que respeitem o Ambiente, o que coloca aos fabricantes o desafio de assegurar as declarações de sustentabilidade ambiental para os seus produtos.

Certificação OK Recycled

O sistema de certificação de conteúdo OK Recycled, especifica os requisitos para o cálculo do teor de material reciclado dos produtos.

O sistema baseia-se no Controlo do Balanço de Massa e na rastreabilidade coordenada do conteúdo reciclado num produto ou num grupo de produtos. O enquadramento do programa é dado pelos requisitos da EN 15343:2007 e da ISO 14021:2016.

Objetivos do OK Recycled

OK Recycled aborda as questões emanadas pela Diretiva 2019/904 da UE relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente (por exemplo: As garrafas de PET têm de ser fabricadas com um mínimo de 25 % de plástico reciclado até 2025; Até 2030, todas as garrafas devem ter pelo menos 30 % de plástico reciclado.)

O objetivo desta certificação é fomentar a utilização de materiais que respeitem o ambiente e proporcionar credibilidade às declarações ambientais feitas pelas empresas, promovendo ao mesmo tempo uma visão de sustentabilidade.

Empresas às quais se destina

O programa de certificação de conteúdo OK Recycled aplica-se a todos os tipos de plásticos (PET, HDPE, PVC, LDPE, PP, PS, etc.) ao longo da cadeia de fornecimento, antes que o produto final chegue aos consumidores. Uma vez que o programa de certificação se baseia no controlo de balanço de massas e na rastreabilidade coordenada do material reciclado, pode também ser utilizado para determinar o conteúdo reciclado de qualquer tipo de material (como plásticos, alumínio, tecidos, papel, etc.). Neste caso, serão determinados requisitos adicionais específicos do material.

 

Cálculo do conteúdo reciclado

O conteúdo reciclado dos produtos é uma declaração própria suportada por suficiente documentação técnica (incluindo declarações dos fornecedores). De acordo com a norma ISO 14021:2016, o teor reciclado dos produtos é calculado utilizando a seguinte fórmula:

Conteúdo reciclado  = Massa de material plástico reciclado no produto
Massa total de plástico no produto
x 100

 

Vantagens do Sistema de Certificação OK Recycled

O benefício do OK Recycled baseia-se na garantia de que as informações fornecidas sobre o conteúdo reciclado são credíveis, objetivas e facilmente identificáveis. O Esquema de Certificação de Conteúdo Reciclado OK Recycled e o seu logotipo ajudam as organizações a:

  • Abordar as questões levantadas pela Diretiva 2019/904 da UE
  • Satisfazer os requisitos regulamentares gerais para a rotulagem ambiental em conformidade com a norma ISO 14021:2016;
  • Diferenciar os seus produtos com a certificação por uma terceira parte independente;
  • Aumentar a sua visibilidade em termos de sensibilização para o ambiente;
  • Aumentar o valor da sua marca e oferecer confiança aos clientes, consumidores e outras partes interessadas externas;
  • Satisfazer a procura dos consumidores no sentido de uma maior transparência;
  • Contribuir para a visão de criar uma comunidade sustentável.

 

 

Para mais informações sobre OK Recycled, pode enviar um e-mail para o endereço:

ok.recycled@tuviberia.com

ok.recycled@tuv.at.