Solução: Saúde e segurança no Trabalho | ISO 45001

Solution: Saúde e segurança no Trabalho | ISO 45001

TÜV AUSTRIA CERT GMBH

TÜV AUSTRIA-Platz 1
2345 Brunn am Gebirge
Tel: +43 (0)504 54-6048
Fax: +43 (0)504 54-8145
E-Mail: cert@tuv.at
tuv.at/cert

Ana Vega

Region: Iberia

C. Acanto, 22, Planta 3 28045 Madrid Espanha

Website

Enviar e-mail

TÜV AUSTRIA CERT GMBH

TÜV AUSTRIA-Platz 1
2345 Brunn am Gebirge
Tel: +43 (0)504 54-6048
Fax: +43 (0)504 54-8145
E-Mail: cert@tuv.at
tuv.at/cert

TÜV AUSTRIA Saúde e segurança no Trabalho | ISO 45001 | ISO 45001

Processo de certificação:

  • 1

    Briefing

  • 2

    Execução

  • 3

    Auditoria de certificação – 1ª Fase

  • 4

    Auditoria de certificação, Fase 2

  • 5

    Certificado TÜV Austria

  • 6

    Auditorias de Acompanhamento

  • 7

    Auditorias de Renovação (Recertificação)

Acreditação

"A certificação ISO 45001 descreve os requisitos de um sistema moderno de gestão da segurança e saúde no trabalho."

Informação

A nova norma ISO 45001 descreve os requisitos do sistema de gestão de Saúde e segurança no Trabalho e substitui a antiga norma BS OHSAS 18001.

Público Alvo

Desde as microempresas até ás grandes empresas industriais, desde prestadores de serviços a produtores – em todos os sectores e independentemente do tipo de empresa, você também pode ser certificado de acordo com a norma ISO 45001.

Requisitos

Um sistema de gestão de Saúde e segurança no Trabalho documentado e implementado na organização.

Vantagens de certificar com a TÜV Austria

Fornece e, consequentemente, proporciona um local de trabalho seguro para os funcionários e outras pessoas que trabalham sob a responsabilidade da empresa.
Vantagens competitivas nacionais e internacionais através da obtenção da certificação ISO 45001 pelo organismo de certificação da TÜV Austria.
Reconhecimento internacional do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho.
Incremento de melhoria continua do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho utilizando o modelo PDCA.
Uma rápida identificação de eventuais riscos e uma melhor avaliação dos riscos de responsabilidade, por conseguinte, uma maior segurança jurídica.
Melhora o desempenho da empresa através de uma maior eficácia de prevenção da saúde e segurança ocupacional, bem como a motivação e qualificação de todos os colaboradores através do seu envolvimento activo.

ISO 45001 – as grande alterações comparando com a OHSAS 18001

Assim como os requisitos da OHSAS 18001, este novo referencial, ISO 45001, também é baseado no “plano-do-check-Act modelo” (PDCA) e é caracterizado por sua estrutura de alto nível. Isto resulta em substanciais mudanças no conteúdo cujas principais características são idênticas às normas revistas, ISO 9001 e ISO 14001, por exemplo, é dada mais atenção à contextualização da organização.
Além de estar direccionada na orientação dos processos, a transição da OHSAS para a ISO 45001 implica uma adaptação aos requisitos dos mais recentes sistemas de gestão e novas tecnologias.
Além do mais, este novo referencial têm em conta os factores externos (por exemplo, clientes, outros parceiros, fornecedores), bem como os factores internos (por exemplo, acordos sobre horários e condições de trabalho) relacionados com a saúde e segurança ocupacional, enfatiza o básico da responsabilidade da gestão de topo e fortalece a consciencialização dos executivos.
Além do mais, a ISO 45001 agora têm em conta todos os trabalhos que caem sob a responsabilidade da empresa, por exemplo, subcontratados e trabalhadores temporários.

Esta nova alteração não se baseia apenas nos riscos identificados e avaliados, mas também identificados e orientados para proporcionar melhorias de saúde e segurança no trabalho.
Na ISO 45001 há também um maior enfoque na análise sistemática das causas de um acidente e quase-acidente na sua raiz, bem como nos campos de rápida resposta à emergência e resposta aos primeiros socorros.

Transição Simples

A transição da BS OHSAS 18001 para a ISO 45001 é o próximo passo lógico para as empresas que já implementaram um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho de acordo com o actual referencial e implica relativo pouco esforço. Ter em conta os pontos mais importantes para uma transição bem sucedida:
As certificações de acordo com a norma ISO 45001 podem agora ser efectuadas com com efeito imediato.
As certificações iniciais, as re-certificações e as certificações de acompanhamento são efectuadas por meio de uma auditoria de vigilância e são possíveis durante o este período de transição. No entanto, os certificados só são válidos até ao final do período transitório (03-11-2021) e devem, portanto, ser convertidos para a nova norma ISO 45001 até lá.
A mudança da certificação de acordo com a OHSAS 18001 para a nova norma ISO 45001 pode ser realizada durante qualquer auditoria (re-certificação ou vigilância), em que se tem que contar com um esforço maior.

Processo de certificação

Um processo de certificação demora geralmente entre três e cinco semanas. Analisaremos o seu caso em particular e também, se for o caso, a urgência na certificação, no seu planeamento. Em conjunto, determinaremos o esforço necessário, bem como a duração e custos antes do processo de certificação em si. E por querermos esta proximidade e clareza para com os nossos parceiros, antes de todo este processo, há sempre um pequeno Briefing entre ambas as partes.

1. Briefing
Explicaremos todos os passos para a obtenção da sua Certificação de forma gratuita. De entre os elementos que requer algum esclarecimento neste briefing, destacam-se:
– Requisitos básicos para as suas metas de certificação e seus benefícios.
– Recolha dos seus dados comerciais e definição do âmbito da certificação
– Análise das suas necessidades e requisitos específicos
– Determinação dos passos seguintes para a certificação
Após este briefing, receberá uma proposta comercial que se adaptará à sua empresa de acordo com as informações recolhidas.

2. Execução:
Uma vez aprovada a nossa proposta, e recebida a sua confirmação, o processo de certificação começa com um acordo de datas e com a designação do(s) auditore(s) responsáveis.

3. Auditoria de certificação – 1ª Fase
A auditoria de 1ª Fase serve para determinar se a organização está preparada para a certificação. Serão avaliadas as condições especificas do local e outras informações necessárias para a validação do Âmbito de certificação. A auditoria de 1ª Fase foca-se principalmente nos seguintes pontos principais:
• Verificação da documentação no que respeita à sua conformidade e abrangência para com os requisitos da norma ISO 45001:2018
• Status da implementação do sistema de gestão dentro da organização: se existe sistema de gestão e se o seu grau de implementação na organização permite a certificação, ou se estão em falta alguns detalhes cruciais?
• Antes da realização da auditoria da 2ª Fase, será elaborado um plano de auditoria com base nas informações recolhidas e adquiridas na organização, bem como também do sistema de gestão, tudo isto acordado previamente em conjunto com os representantes da organização.

4. Auditoria de certificação, Fase 2
Durante a auditoria de 2ª Fase, será verificada a eficácia do sistema de gestão em vigor na organização. Serão efectuadas verificações aleatórias a todos os requisitos, em departamentos e unidades organizacionais, bem como ao longo de toda a cadeia de processo.
Esta auditoria é baseada:
• No plano de auditoria;
• Na respectiva norma de Certificação e nos requisitos individuais nela especificada;
• Documentos específicos da organização
• Princípios e requisitos gerais e específicos da industria (leis, normas adicionais, especificidades do negocio/industria/serviço …)
Depois de uma análise e avaliação dos resultados, será informado sobre o resultado da auditoria e quaisquer deficiências ou desvios durante a reunião final. As medidas correctivas serão especificadas/identificadas em caso de anomalias. Posteriormente, uma análise da origem da causa e quaisquer medidas específicas documentadas, serão novamente verificadas pela equipa auditora.

5. Certificado TÜV Austria
O Certificado será emitido pelo organismo de certificação da TÜV Austria na sequência da auditoria e da comunicação do respectivo relatório de auditoria favorável. Desde que os seguintes requisitos de certificação tenham sido garantidos, não há nenhuma razão pela qual o certificado não seja emitido de imediato:
• Documentação e implementação do sistema de gestão
• Acordo da certificação (confirmação da proposta de certificação, os regulamentos gerais de certificação, dos técnicos e condições da Certificação).
• Resultado positivo da auditoria e, consequentemente, a correspondente recomendação da sua equipa de auditoria ao organismo de certificação.
Será emitido um certificado com uma validade de 3 anos. Com a finalidade de manter a validade do certificado, deve ser realizada uma auditoria de acompanhamento anual com resultado favorável (12 meses e 24 meses após a emissão do certificado)

6. Auditorias de Acompanhamento
A auditoria anual de acompanhamento verifica a eficácia e o desenvolvimento do sistema de gestão através de amostragens aleatórias. As auditorias de acompanhamento são mais curtas do que uma auditoria normal e cobrem as lacunas detectadas na última auditoria, juntamente com vários pontos-chave dos requisitos da norma.

7. Auditorias de Renovação (Recertificação)
Esta auditoria deve ser realizada antes que o certificado se torne inválido (geralmente após três anos da sua emissão). Numa auditoria de recertificação, todos os requisitos são verificados de forma aleatória, o mesmo que para uma auditoria de certificação. O esforço envolvido para esta auditoria de recertificação é inferior ao de uma certificação inicial (aprox. 2/3 do tempo necessário para uma auditoria de certificação inicial).
Na sequência de uma decisão positiva sobre a certificação, será emitido um novo certificado válido para mais três anos, que também deve ser confirmado por uma auditoria anual de vigilância/acompanhamento.

"*" indica campos obrigatórios

Land*
Address
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Eu sou a Tami

É a primeira vez aqui? Eu ajudo-o a orientar-se.

Verificar certificado

  • Certificado de pessoa

  • Certificado do produto

  • Certificado do sistema de gestão

  • Verificação da conformidade

Introdução de dados e verificação de um certificado

Encontrar uma solução

Como é que o posso ajudar?

WiPreis einreichen