Solução: Gestão de Serviços de TI | ISO 20000I

Solution: Gestão de Serviços de TI | ISO 20000I

TÜV AUSTRIA IBERIA-INSPECTION AND CERTIFICATION SERVICES S.L. – Madrid

C/ Acanto, 22, 3ª planta 28045 Madrid Spain

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TÜV AUSTRIA Gestão de Serviços de TI | ISO 20000

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  • Todas as regiões

Proceso

  • 1

    Briefing

  • 2

    Execução

  • 3

    Auditoria de certificação – 1ª Fase

  • 4

    Auditoria de certificação, Fase 2

  • 5

    Certificado TÜV AUSTRIA

  • 6

    Auditorias de Acompanhamento

  • 7

    Auditorias de Renovação (Recertificação)

Acreditação

"A ISO 20000 fornece o enquadramento para a gestão de serviços de TI (ITSM) em empresas e organizações."

Informação

Esta norma proporciona um marco na gestão de serviços de TI (ITSM) em empresas e organizações. Divide-se em duas partes
ISO 20000-1 – define os requisitos para a implementação de um sistema e gestão de serviços de TI.
ISSO/IEC 20000-2: inclui as melhores praticas
A norma alinha-se segundo as descrições do processo definidas pela biblioteca de infraestruturas de TI (ITIL) e complementa-as. Em comparação com a certificação ITIL, que é válida em conjunto com as pessoas que comercializam, a ISO 20000 permite a certificação de toda a organização.

Público Alvo

Desde as microempresas até ás grandes empresas industriais, desde prestadores de serviços a produtores – em todos os sectores e independentemente do tipo de empresa, você também pode ser certificado de acordo com a norma ISO 20000.

Vantagens de certificar com a TÜV Austria

A certificação segundo a ISO20000 é uma norma de Qualidade que contribui para um aumento significativo da eficácia e da Qualidade dos serviços de TI.
Permite assegurar as partes interessadas, internas e externas, que a sua organização oferece serviços de TI com uma Qualidade satisfatória, porque os serviços de TI são difíceis de entender, especialmente para quem está fora da organização.
Esta norma assegura que o processo de TI e os serviços de TI estão claramente definidos e que a melhoria continua é possível.
A certificação oferece uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes no mercado através de uma melhor Qualidade de serviço.
A sua empresa minimizará activamente o risco de erros e incidentes recorrentes através de uma certificação ISO 20000.

Requisitos

Um sistema de gestão da segurança e da saúde do trabalho documentado e implementado na organização.

Processo de certificação:

Um processo de certificação demora geralmente entre três e cinco semanas. Analisaremos o seu caso em particular e também, se for o caso, a urgência na certificação, no seu planeamento. Em conjunto, determinaremos o esforço necessário, bem como a duração e custos antes do processo de certificação em si. E por querermos esta proximidade e clareza para com os nossos parceiros, antes de todo este processo, há sempre um pequeno Briefing entre ambas as partes.

1. Briefing

Explicaremos todos os passos para a obtenção da sua Certificação de forma gratuita. De entre os elementos que requer algum esclarecimento neste briefing, destacam-se:
– Requisitos básicos para as suas metas de certificação e seus benefícios.
– Recolha dos seus dados comerciais e definição do âmbito da certificação
– Análise das suas necessidades e requisitos específicos
– Determinação dos passos seguintes para a certificação
Após este briefing, receberá uma proposta comercial que se adaptará à sua empresa de acordo com as informações recolhidas.

2. Execução

Uma vez aprovada a nossa proposta, e recebida a sua confirmação, o processo de certificação começa com um acordo de datas e com a designação do(s) auditore(s) responsáveis.

3. Auditoria de certificação – 1ª Fase

A auditoria de 1ª Fase serve para determinar se a organização está preparada para a certificação. Serão avaliadas as condições especificas do local e outras informações necessárias para a validação do Âmbito de certificação. A auditoria de 1ª Fase foca-se principalmente nos seguintes pontos principais:

• Verificação da documentação no que respeita à sua conformidade e abrangência para com os requisitos da norma ISO 20000.
• Status da implementação do sistema de gestão dentro da organização: se existe sistema de gestão e se o seu grau de implementação na organização permite a certificação, ou se estão em falta alguns detalhes cruciais?
• Antes da realização da auditoria da 2ª Fase, será elaborado um plano de auditoria com base nas informações recolhidas e adquiridas na organização, bem como também do sistema de gestão, tudo isto acordado previamente em conjunto com os representantes da organização.

 

4. Auditoria de certificação, Fase 2

Durante a auditoria de 2ª Fase, será verificada a eficácia do sistema de gestão em vigor na organização. Serão efectuadas verificações aleatórias a todos os requisitos, em departamentos e unidades organizacionais, bem como ao longo de toda a cadeia de processo.

Esta auditoria é baseada:
• No plano de auditoria;
• Na respectiva norma de Certificação e nos requisitos individuais nela especificada;
• Documentos específicos da organização
• Princípios e requisitos gerais e específicos da industria (leis, normas adicionais, especificidades do negocio/industria/serviço …)

Depois de uma análise e avaliação dos resultados, será informado sobre o resultado da auditoria e quaisquer deficiências ou desvios durante a reunião final. As medidas correctivas serão especificadas/identificadas em caso de anomalias. Posteriormente, uma análise da origem da causa e quaisquer medidas específicas documentadas, serão novamente verificadas pela equipa auditora.

5. Certificado TÜV AUSTRIA

O Certificado será emitido pelo organismo de certificação da TÜV Austria na sequência da auditoria e da comunicação do respectivo relatório de auditoria favorável. Desde que os seguintes requisitos de certificação tenham sido garantidos, não há nenhuma razão pela qual o certificado não seja emitido de imediato:
• Documentação e implementação do sistema de gestão
• Acordo da certificação (confirmação da proposta de certificação, os regulamentos gerais de certificação, dos técnicos e condições da Certificação).
• Resultado positivo da auditoria e, consequentemente, a correspondente recomendação da sua equipa de auditoria ao organismo de certificação.
Será emitido um certificado com uma validade de 3 anos. Com a finalidade de manter a validade do certificado, deve ser realizada uma auditoria de acompanhamento anual com resultado favorável (12 meses e 24 meses após a emissão do certificado)

6. Auditorias de Acompanhamento

A auditoria anual de acompanhamento verifica a eficácia e o desenvolvimento do sistema de gestão através de amostragens aleatórias. As auditorias de acompanhamento são mais curtas do que uma auditoria normal e cobrem as lacunas detectadas na última auditoria, juntamente com vários pontos-chave dos requisitos da norma.

7. Auditorias de Renovação (Recertificação)

Esta auditoria deve ser realizada antes que o certificado se torne inválido (geralmente após três anos da sua emissão). Numa auditoria de recertificação, todos os requisitos são verificados de forma aleatória, o mesmo que para uma auditoria de certificação. O esforço envolvido para esta auditoria de recertificação é inferior ao de uma certificação inicial (aprox. 2/3 do tempo necessário para uma auditoria de certificação inicial).
Na sequência de uma decisão positiva sobre a certificação, será emitido um novo certificado válido para mais três anos, que também deve ser confirmado por uma auditoria anual de vigilância/acompanhamento.

O seu certificado. Logótipo da certificação:

O seu certificado é válido por três anos e pode ser utilizado para fins publicitários de acordo com os regulamentos de certificação.
Veja um exemplo dos nossos certificados!
É livre para usar o logótipo da certificação na sua documentação corporativa, website (links por exemplo). O seu uso deve ser ajustado e de acordo com o organismo de certificação, por razões jurídicas.

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